Um assunto que chamou muita atenção recentemente foi a mudança de identidade da fabricante britânica de carros Jaguar. Além disso, essa transformação gerou intensa discussão, refletindo uma aposta da empresa em uma tendência de design que ouviremos falar muito ainda: o Modernismo Exuberante.
Zoom in: O Modernismo Exuberante usa o minimalismo de forma exagerada para criar um visual moderno e clássico, misturando simplicidade com impacto visual.
Mas, o que esse rebranding da Jaguar nos diz sobre o futuro do design de UX nos próximos anos? Continue lendo e descubra.

A mudança de identidade
A mudança na identidade e de design da Jaguar anuncia a nova estratégia da fabricante de carros de luxo para os próximos anos, quando lançará seu carro movido exclusivamente a baterias. Contudo, a mudança não foi bem aceita pelo público em geral, chegando até a virar meme nas redes sociais. (veja aqui)
Se você acha que a transformação parou na logomarca, os novos modelos da fabricante foram redesenhados com a mesma técnica. Com isso, os novos modelos trazem um ar de tecnologia e sofisticação que são o objetivo da marca.

E o que a mudança na identidade da Jaguar tem a ver com UX Design?
Como cada vez mais marcas investindo alto no minimalismo para passar a sensação de modernidade e sofisticação, podemos esperar que sites e aplicavos também invistam nessa técnica. Por isso, veremos cada vez mais apps e sites usando de cores neutras, fontes simples e espaçadas e redução de elementos visuais em excesso nas telas. Ou seja, teremos telas mais faceis de usar (em teoria) e com menos informação.
Formulários com menos perguntas, telas buscando mostrar somente a informação principal, sites abusando de fontes minimalistas como Helvetica, Roboto e Futura e o usu de cores em tons neutros como off-white e verde sálvia.
Para se aprofundar mais, acesse https://m3.material.io/ para ver essas tendencias.
Conclusão
A mudança de logomarca da Jaguar é apenas uma entre várias outras marcas que já estão apostando no minimalismo para os próximos anos, Balenciaga, Saint Laurent e Burberry já seguiram o mesmo caminho.
Para nós designers, já faz um tempo que ouvimos e vemos mudanças focadas no minimalismo e modernidade, mas a mudança dessas grandes marcas usando essas técnicas pode significar que os próximos anos essa será a tendência. Com isso, já devemos começar a estudar e incluir em nosso protópos e projetos elementos buscando simplicidade e removendo conteúdo excessivo nas telas.
E você, como vê o impacto dessas tendências no futoro do design? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.
Deixe um comentário